segunda-feira, 14 de julho de 2008

Exames de Mulher

Você sabe quais exames devemos fazer para checar a saúde, depois dos 20 anos? Não! Então anote e se não fez alguns desses abaixo, corra.
Exames ginecológicos: Devemos fazer a partir da primeira menstruação, e devemos fazer disso uma rotina. Os exames adequados para cada idade não só previnem doenças como esclarecem dúvidas, melhorando sua qualidade de vida.
Exame pélvico e teste de papanicolaou: O câncer de colo de útero tem 100% de cura se descoberto a tempo. Há dois tipos de exames capazes de detectar não só células malignas, mas infecções vaginais e doenças sexualmente transmissíveis: o exame pélvico, realizado pelo médico, no consultório, e o Papanicolaou, exame do esfregaço uterino por ele enviado para análise em laboratório.
- quem tem menos de 18 anos e mantém relações sexuais tem que fazer anualmente;
- que são ou foram sexualmente ativas, inclusive as idosas faça anualmente; e- que estão entrando na menopausa, que se tratam ou se trataram de câncer cervical faça 4 ao ano.
Auto-exame da mama e mamografia: Uma vez por mês, de preferência na hora do banho e após o período da menstruação, com o braço levantado, a mulher deve examinar, cuidadosamente, com as pontas dos dedos, as duas mamas. Se notar nódulos ou se houver secreção ao apertar os mamilos, deve procurar imediatamente o médico. A mamografia é uma radiografia dos seios que é o melhor exame para detectar câncer de mama. É recomendado a partir dos 35 anos. A partir dos 40 anos, a mulher deve fazê-lo a cada dois anos e, depois dos 50, anualmente.
Exames pré-natais: Mulheres que pretendem engravidar, ou em início de gravidez, devem submeter-se a uma série de exames, que dependerão de sua idade e de suas condições de saúde. . Exame físico completo.
. Exame pélvico e teste de Papanicolaou.
. Exame de sangue para determinar tipo sanguíneo e avaliar as taxas de colesterol, triglicérides e glicemia.
. Exame de sangue para detectar anemia e rubéola.
. Testes para pesquisar doenças sexualmente transmissíveis: hepatite B e HIV, anti HVC, herpes simples, citomegalovírus e toxoplasmose.
. Mães com pressão alta e diabetes necessitam de vários ultra-sons para acompanhamento seguro da gestação. Gestantes com mais de 35 anos devem fazer o teste de risco fetal para detectar possibilidade de mongolismo e anormalidades do bebê.
Exames cardiácos: Teste de pressão arterial,Teste de colesterol e triglicérides Exames do Coração
O médico cardiologista pode pedir testes mais específicos, complementares aos anteriores, tais como: Eletrocardiograma (mede a atividade elétrica do coração) e teste de esteira (eletrocardiograma de esforço que registra a aceleração das batidas do coração durante o exercício e a desaceleração logo depois), rastreamento nuclear (detecta possíveis áreas danificadas do coração)e angiocoronariografia (examina as artérias coronárias).
Outros exames:Teste de DST Exame de diabetes Densitometria óssea: é um exame simples e indolor, que detecta o nível de descalcificação dos ossos, permitindo ao médico estabilizar a perda, por meio de medicamentos. Deve ser feito a partir dos 40 anos.

É muito bom saber o que devemos fazer, mas são poucas mulheres que tem condições financeiras para tal procedimentos e os hospitais quando tem um aparelho de ultra não tem o de mamografia e nem todos fazem o exame de papa nicolau !!ai ficamos a merce de marcar o exame cada um em um local e ainda com prazo de realização indefinido!!
Falo isso pq fiquei em uma fila de espera em um posto de saúde pra realizar um exame de mamografia que nunca aconteceu pq não tinha vaga!!
Acho que o índice de mulheres com cancer é devido a este fato!!
Sabemos que temos que nos cuidar mas nem sempre temos ajuda dos hospitais públicos que é uma vergonha!!

Nenhum comentário: