quarta-feira, 6 de maio de 2009

Aproveite os benefícios das frutas do Outono

Deixe que elas façam parte de seu dia-a-dia nesta estação
Estação conhecida por temperaturas amenas e troca das folhas das árvores, o outono também é a melhor época do desenvolvimento das frutas. É nesse período que elas são mais variadas e ficam mais baratas.Além de deliciosas, as frutas fazem muito bem à saúde e comprá-las na época certa é uma boa opção para economizar no bolso e desfrutar no sabor.

Veja algumas das frutas da época e seus benefícios. Ressaltando que é importante ingerir pelo menos 04 frutas ao dia.
Abacate:
Rico em vitamina C, o abacate é excelente para a elasticidade da pele e por conter gorduras monoinsaturadas, ajuda a baixar o colesterol no sangue.Vitamina B6, magnésio e ferro também fazem parte da composição da fruta, e beneficiam o sistema imunológico, glândulas endócrinas, ossos e dentes.

Banana:
Uma das frutas mais consumidas no mundo é considerada hoje um dos principais alimentos da humanidade. Conhecida como fonte de amido na dieta dos trópicos, onde é consumida normalmente cozida quando ainda verde.A análise da composição química comprova que a banana não é somente rica em carboidratos e energia, mas possui também elevadas proporções de minerais como potássio, ferro e cálcio e vitaminas A, B6, B12 e C.

Caqui:
Fruta muito saborosa, agrada a muitos tipos de paladares. Possui poucas calorias e é rica em cálcio, ferro, proteínas e as vitaminas A, B1, B2 e C, que ajudam a manter a boa visão, contribui para a saúde da pele e mucosas e na cicatrização.Além disso, aumenta a resistência a infecções e auxilia na absorção de ferro pelo organismo, quando ingerida juntamente com alimentos ricos nesse mineral.

Carambola:
Rica em sais minerais, vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B, a carambola é uma fruta de baixo valor calórico e seu suco é diurético.

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.

Nenhum comentário: