terça-feira, 12 de agosto de 2008

Epidemia por Micobactérias

Se você vai ser submetido a algum tipo de cirurgia nos próximos dias, não deixe de ler esse post.

Especialistas alertam para risco de epidemia por micobactérias

O Ministério da Saúde voltou a registrar neste ano notificação de infecções por bactérias de crescimento rápido e de difícil tratamento em pacientes que realizaram videocirurgias. Há riscos de nova epidemia. O alerta foi dado por especialistas no 3.º Encontro Nacional de Tuberculose (20/Jun/2008), realizado em Salvador (BA).
As bactérias envolvidas, chamadas micobactérias, são de diferentes tipos.
Só em 2007 foram detectados 1.573 casos de infecções graves após os procedimentos cirúrgicos no país.
Neste ano já são 31 casos, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Pacientes que realizavam cirurgias, como para retirada de cisto por pequeno orifício no abdome, mulheres que fizeram lipoaspiração e pessoas que reduziram o estômago com o uso das técnicas menos invasivas desenvolveram graves infecções, resistentes aos antibióticos mais comuns, por causa da superbactéria.
As seqüelas são feridas, abscessos com pus e perda de tecidos. Não houve registro de morte. "Estamos sob risco de uma nova epidemia tendo em vista que não foi feito nada para melhorar o controle. Não houve uma única admoestação aos hospitais em que isto já tinha ocorrido, os serviços não foram fechados e cirurgias continuam sendo realizadas sem o mínimo cuidado", disse Margareth Dalcomo, especialista do Centro de Referência Professor Helio Fraga, do Rio, órgão assessor do Ministério da Saúde que tem auxiliado os governos a combater os casos.
Dalcomo disse que os casos no Rio no ano passado foram uma epidemia, e não um surto, como chegou a ser divulgado, porque ocorreram de forma disseminada pelos serviços hospitalares. A falta de adequada esterilização de materiais cirúrgicos é apontada como a principal suspeita de gerar os casos. De acordo com Leandro Santi, responsável pela gerência de investigação e prevenção das infecções e dos eventos adversos da Anvisa, o órgão não pode punir os hospitais onde as infecções ocorreram porque não havia norma que exigisse esterilização dos equipamentos quando os casos foram registrados. Atualmente a norma da esterilização é aplicada, mas a agência ainda não definiu como os materiais deverão ser esterilizados, se com produto químico ou outros processos.
Fonte: O Estado de S. Paulo em 20/06/2008


Como vimos na matéria acima Ministério da Saúde fez a alerta sobre a possibilidade de uma epidemia no mês de junho, e pouco tempo depois....
Risco de infecção por micobactéria cancela cirurgias de lipoaspiração
Falha na esterilização pode ser a causa da contaminação.

Epidemia já atinge Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
As cirurgias de lipoaspiração foram canceladas e os aparelhos usados nesse tipo de operação serão substituídos no Espírito Santo. O motivo é a micobactéria, que já contaminou milhares de pessoas em todo o Brasil. E os médicos avisam: a contaminação pode ser muito maior do que se imagina.

“Eu tinha um mês de casada quando fiz uma cirurgia. Quase acabei com a vida da minha mãe, do meu marido e da família inteira”, diz a operadora de financiamento Vanessa Farias

Surto sem precedentes
No ano passado, uma outra bactéria, da mesma família, provocou no Brasil um surto sem precedentes. “Nunca houve no mundo a identificação de um número de casos tão grande causado por um mesmo patógeno”, afirma Margareth Dalcolmo, pneumologista da Fundação Oswaldo Cruz.

A Mycobacterium massiliense atacou mais de 2 mil pacientes de videocirurgias em todo o país. Por reuso de material descartável, por má utilização dos mecanismos de limpeza e esterilização”, diz Margareth.

“A minha cicatriz está com 36 centímetros. Eu perdi o umbigo e estou com dois nódulos no fígado que os médicos ainda não sabem o que é”, afirma o empresário Marcos César Martins.Ele foi contaminado em uma videocirurgia de vesícula. O empresário faz parte de uma associação que reúne mais de cem vítimas desse tipo de micobactéria no Espírito Santo.
São pessoas que convivem com seqüelas graves.“Já fiz duas cirurgias para retirar a bactéria, estou com uma hérnia, estou com nódulo no fígado. Perdi 20 decibéis em cada ouvido, a minha visão também está turva”, conta a publicitária Fernanda Ferreguetti.
Hospitais do estado foram multados em até R$ 50 mil por falhas na limpeza de equipamentos cirúrgicos. “Na época, se descobriu que a bactéria era resistente à solução que se usava para esterilizar o tipo de material de videocirurgia”, lembra o infectologista da Ufes, Reynaldo Dietze.
Foram determinadas mudanças nos procedimentos de limpeza e o surto foi controlado.


Agora, a epidemia causada pela outra bactéria - aquela que vem aparecendo nas
cirurgias de lipoaspiração - pode ter a mesma origem: instrumentos mal esterilizados.
Esterilização
Por ano, no Brasil, são realizadas cerca de 100 mil lipoaspirações. E a notícia de contaminação por bactéria alterou a programação de um congresso no Rio de Janeiro. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi convocada às pressas para alertar os médicos sobre os cuidados com a limpeza do equipamento.“A recomendação é que todos os médicos agora verifiquem o estado de suas cânulas”, pede José Tariki, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

No Espírito Santo, a Secretaria de Saúde já anunciou que os instrumentos usados em cirurgias de lipoaspiração serão trocados. “Tudo novo para que a gente possa ter de fato essa segurança tão desejada”, diz Anselmo Tozi, secretário de Saúde do Espírito Santo.

“Nós vamos recomendar que os médicos que têm esse material com mais de cinco anos de uso, que troquem, que comprem material novo, para prevenção”, diz Sérgio Levy, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio de Janeiro.
A micobactéria se transformou em um pesadelo sem fim para as vítimas.
As cariocas Luciene e Vanessa tomam há seis meses antibióticos pesados, que atacam o fígado e o estômago, além de dolorosas injeções semanais.“Eu entrei com um processo contra a médica e contra a clínica”, diz a comerciante Luciene Teixeira. Mas as cicatrizes - físicas e psicológicas - talvez nunca desapareçam.
Fonte: G1 10/08/2008

Agora fica a dúvida: porque o cuidado na esterilização dos equipamentos não foi redobrado, uma vez que já tinham sido alertados sobre o problema????
Postado por Mirian Martins às
06:49

Veneno natural pra ratos

Mata-baratas e outro mata-ratos mas todos ecológicos

Uma boa forma de usar o feijão. Chegou-me por email escrito num brasileiro delicioso. Parece ser um segredo dos criadores de pássaros.
Veneno natural para ratos - feijao cru moido.
Mudei-me há pouco e como todo paulistano, estou sendo vítima desses indesejáveis hóspedes. Pergunta daqui, pergunta dali... uma amiga me disse que feijão triturado matava ratos, mas não detalhou porque... fui pesquisar e descobri esse estudo da Universidade Federal de Pelotas.


É FATO !
Como fazer: Pegue uma xícara de qualquer feijão cru (sem lavar mesmo), coloque no multiprocessador, ou liquidificador (SEM ÁGUA) e triture até virar uma farofinha bem fininha (granulado), mas sem virar totalmente pó.
Onde e como: Coloque em montinhos (uma colher de chá) nos cantos do chão, perto das portas e janelas (sim eles escalam as janelas), atrás da geladeira, atrás do fogão, atrás de tuuuuuuuuudo !
O que acontece ao ratos:
No arquivo do link consta o detalhamento técnico, mas esmiuçando em português claro...: o rato come essa farofinha, dilicia... nhami nhami... mas ele não tem como digerir o feijão (cru), por falta de substâncias que digerem feijão cru, causando assim um envenenamento natural por fermentação.Resumindo: a rataiada morre em até 3 dias.

DETALHE IMPORTANTE:
Ao contrário do que acontece com os tradicionais venenos, o rato morre e não contamina animais de estimação e por sua vez morreriam por terem comido o rato envenenado.
Leia já o 1º comentário que foi aqui publicado, para mais importantes detalhes sobre a toxicidade do feijão cru em monogástricos. Pois os poligátricos parecem ser mais resistentes.
Quanto às baratas polvilhe os cantos e outros angulos com ácido bórico.
Mais umas soluções pela Sagrada Lei do Menor Esforço;)

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Uma parte de um Email que recebi

Apenas ir a igreja não faz um cristão, da mesma forma que ficar em sua garagem não o transforma em um carro( está frase te incomoda?? )Cada um e todos nós estamos atravessando épocas difíceis agora, mas Deus está pronto para abençoar-nos de uma maneira que somente ele pode fazer.
Mantenha a fé.

A bunda dura

ARNALDO JABOR: 'A BUNDA DURA'


Tenho horror a mulher perfeitinha..
Sabe aquele tipo que faz escova toda manhã, tá sempre na moda e é tão sorridente que parece garota-propaganda de processo de clareamento dentário?
E, só pra piorar, tem a bunda dura?
Pois então, mulheres assim são um porre.
Pior: são brochantes.
Sou louco?
Então tá, mas posso provar a minha tese.
Quer ver?



a) Escova toda manhã:
A fulana acorda as seis da matina pra deixar o cabelo parecido com o da Patrícia de Sabrit.
Perde momentos imprescindíveis de rolamento na cama, encoxamento do namorado, pegação... pra encaixar-se no padrão 'Alisabel', que é legal, porque todas as amigas têm o cabelo igual...
Burra.

b) Na moda:
Estilo pessoal pra ela, é o que aparece nos anúncios da Elle do mês.
Você vê-la de shortinho, camiseta surrada e cabelo preso?
JAMAIS!
O que indica uma coisa:
Ela não vai querer ficar desarrumada nem enquanto estiver transando.

c) Sorriso incessante:
Ela mora na vila dos Smurfs?
Tá fazendo treinamento pra Hebe?
Sou antipático com orgulho, só sorrio para quem provoca meu sorriso.
Não gostou?
Problema seu.
Isso se chama autenticidade, meu caro.
Coisa que, pra perfeitinha, não existe.
Aliás, ela nem sabe o que a palavra significa... Coitada.

d) Bunda dura:
As muito gostosas são muito chatas.
Pra manter aquele corpão, comem alface e tomam isotônico (isso quando não enfiam o dedo na garganta pra se livrar das 2 calorias que ingeriram), portanto não vão acompanhá-lo nos pasteizinhos nem na porção de bolinho de arroz do sabadão.
Bebida dá barriga e ela tem H-O-R-R-O-R a qualquer carninha saindo da calça de cintura tão baixa que o cós acaba onde começa a pornografia: nada de tomar um bom vinho com você.
Cerveja? Esquece!

Legal mesmo é mulher de verdade !!!
E daí se ela tem celulite?
O senso de humor compensa.
Pode ter uns quilinhos a mais, mas é uma ótima companheira.
Pode até ser meio mal-educada às vezes, mas adora sexo.

Porque celulite, gordurinhas e desorganização têm solução (e, às vezes, nem chegam a ser um problema).
Mas ainda não criaram um remédio pra futilidade.

E não se esqueça...
'Mulher bonita demais e melancia grande, ninguém come sozinho!!!'

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Alimentos crus e chá branco


Alimentos crus e chá branco:
Aliados na busca por saúde e boa forma A alimentação é fundamental para o funcionamento correto do organismo
Comer alimentos crus faz com que a digestão seja mais fácil e saudável, além de evitar o gasto da nossa reserva enzimática.

As enzimas são substâncias que ajudam a melhor absorção do alimento no nosso organismo e ajudam na preservação de nossos órgãos.
São elas as responsáveis pelas reações químicas que acontecem em nosso corpo e, a falta destas, faz com que as vitaminas, minerais e os hormônios não consigam cumprir o seu papel.
Possuímos em nosso organismo uma reserva de enzimas, mas como nos dias de hoje muitas pessoas não se alimentam de forma saudável, usam muitos medicamentos e fazem pouco ou nenhum exercício físico, nosso organismo não produz as enzimas suficientes para processar o alimento de forma correta e nutrir o corpo todo

É muito importante não esgotar o estoque de enzimas, pois isso pode acarretar em vários tipos de doenças, além do envelhecimento ou morte precoce.
Já os alimentos cozidos, fervidos, enlatados, pasteurizados, enfim, que não estejam in natura, perdem suas enzimas e por isso precisam das produzidas pelo nosso corpo durante sua digestão, o que faz com que órgãos do sistema digestivo tenham que roubar substâncias do sistema imunológico, causando reações adversas, como: gases, dor de estômago, dor nas articulações e nos músculos, insônia, diarréia/constipação, erupções na pele (acne), envelhecimento precoce, celulite entre outras.
Enquanto isso, o chá branco é a versão menos processada do famoso chá verde, pois é coletado antes das flores se abrirem. Esses brotos e as folhas da planta são cozidos ao vapor e submetidos à secagem. Ao contrário do verde e do preto, o chá branco não passa pela fermentação e a colheita para a produção desse chá se realiza em apenas dois dias por ano, por isso a raridade e o valor alto.
O chá branco acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal.
E ainda é um antioxidante que auxilia nos processos inflamatórios celulares como ocorre na obesidade, além de:possuir grande concentração de polifenóis e outros antioxidantes que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento celular; ser anticancerígeno: pesquisas realizadas comprovaram a eficiência do chá branco em inibir mutações genéticas que podem originar câncer; ajudar na diminuição das taxas de LDL (o mau colesterol que bloqueia as artérias) evitando problemas cardíacos como arterosclerose e infarto; e auxiliar no sistema imunológico: substâncias presentes na Camellia sinensis têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.
O ideal é consumir pelo menos 3 xícaras do chá ao dia, quente ou frio e de preferência sem açúcar. É aconselhável beber o chá apenas até o fim da tarde, por volta das 18h, por causa da cafeína. Ingeri-lo mais à noite pode causar insônia. Além disso, o ideal é tomá-lo logo após o preparo, deixar em infusão por no máximo três minutos, pois o ar destrói parte dos componentes ativos. Infusão com água de torneira pode alterar sabor, aroma e propriedades do produto. Além disso, é recomendada a compra das folhas desidratadas, pois os componentes ativos, o sabor encorpado e adocicado do chá branco se mantém. Os saquinhos industrializados perdem as propriedades.

Dra. Daniela Jobst é nutricionista funcional e pós graduada em nutrição clínica funcional e bioquímica do metabolismo e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.
Para saber mais, acesse:
www.nutrijobst.com