sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Exercícios na fase da adolescência

Redação Suadieta
As atividades físicas são importantes em qualquer idade e isto não seria diferente na adolescência. Nesta fase, os exercícios são fundamentais para o desenvolvimento físico, emocional e para as mudanças biológicas.

Considera-se como início da puberdade a faixa etária de 13 anos. Neste período, devido a intensificação dos estímulos hormonais, muitas mudanças começam a ocorrer no corpo do adolescente. Entre elas, na estrutura óssea.

Neste momento, o hormônio do crescimento, conhecido como GH, influencia no desenvolvimento dos ossos do futuro adulto. Ele também age no tecido adiposo e na massa magra. Os exercícios físicos são indicados para ajudar na composição corporal. Ele vai ajudar no crescimento do adolescente e na distribuição da gordura e da massa magra pelo corpo.

Mas quais devem ser os exercícios indicados para esta idade? Os pais devem dar preferência ao que o filho gostar mais. Mas, existem algumas atividades que são mais indicadas nesta fase. Os esportes coletivos, como futebol, vôlei e basquete, são os melhores. Isto porque eles ajudam na produção do GH e de sua secreção total.

Além disso, os esportes coletivos ajudam a integrar os adolescentes. Nesta fase, eles sentem a necessidade de se conhecer mais e encontrar sua turma. É um período muito difícil, de mudanças que muitas vezes eles não compreendem, levando alguns até a depressão. Os esportes são conhecidos por liberar hormônios contra o stress e que dão uma sensação de felicidade. Por isso, são mais do que indicados.

Alguns adolescentes podem preferir fazer musculação, para ficar com o corpo cada vez mais forte. No entanto, esta atividade não é recomendada até pelo menos os 17 ou 18 anos. Antes disso o desenvolvimento corporal ainda não se completou e podem ocorrer atrofias e o impedimento do processo natural de crescimento.

Os exercícios aquáticos também são muito bons para a saúde, mas é importante que se ressalte que eles não favorecem a formação óssea. Eles têm baixo impacto muscular por causa da água. A adolescência ainda é um período de fixação do cálcio nos ossos. A natação e a hidroginástica não contribuem para o impacto muscular necessário. Portanto, se seu filho deseja nadar, negocie para que ele também pratique um outro esporte.

Muitos adolescentes sofrem com a obesidade. Isto é devido ao sedentarismo e a uma alimentação desregrada. Os dois problemas já se tornaram comuns a esta fase e até em crianças. Os exercícios físicos são recomendados para estes adolescentes como uma forma de perder peso e prevenir doenças comuns a adultos mais velhos.

São muitas as vantagens dos exercícios na fase da adolescência. Portanto, incentive seu filho, sobrinho ou vizinho nesta faixa etária a praticá-los. Quanto mais cedo eles começarem, menos tempo de sedentarismo e melhor o desenvolvimento corporal e emocional.

Por: Vanesca Soares

Nenhum comentário: