sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Os exercícios físicos e o controle da pressão

Redação Suadieta

Os benefícios da prática de exercícios físicos na nossa rotina de vida são inúmeros. Tanto físicos, quanto mentais. Para a saúde nem se fala! Um destes é o controle da pressão arterial.

A hipertensão é uma doença que ataca cada vez mais pessoas. Ela é resultado da força a mais que o coração necessita fazer para bombear o sangue, principalmente para os pequenos vasos sanguíneos. Com suas paredes contraídas, eles apresentam menor espaço para a circulação do sangue.

Os exercícios físicos são utilizados, neste caso, como uma forma de prevenir e tratar quadros leves de hipertensão. Quando alguém se exercita, a parede destes vasinhos aumenta para a passagem do sangue. Mas a atividade física serve para reduzir parcialmente a pressão. Ela não é responsável pela correção total do problema.

Os hipertensos podem praticar exercícios aeróbicos (caminhar, pedalar, correr) de 3 a 5 vezes por semana. É recomendada também uma prática de resistência, como a musculação. Mas é indicado também que o paciente procure seu cardiologista para uma revisão e acompanhamento dos exercícios. Ele também poderá indicar qual a melhor atividade para o seu caso.

Por: Vanesca Soares

Nenhum comentário: