sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Exercícios na fase da adolescência

Redação Suadieta
As atividades físicas são importantes em qualquer idade e isto não seria diferente na adolescência. Nesta fase, os exercícios são fundamentais para o desenvolvimento físico, emocional e para as mudanças biológicas.

Considera-se como início da puberdade a faixa etária de 13 anos. Neste período, devido a intensificação dos estímulos hormonais, muitas mudanças começam a ocorrer no corpo do adolescente. Entre elas, na estrutura óssea.

Neste momento, o hormônio do crescimento, conhecido como GH, influencia no desenvolvimento dos ossos do futuro adulto. Ele também age no tecido adiposo e na massa magra. Os exercícios físicos são indicados para ajudar na composição corporal. Ele vai ajudar no crescimento do adolescente e na distribuição da gordura e da massa magra pelo corpo.

Mas quais devem ser os exercícios indicados para esta idade? Os pais devem dar preferência ao que o filho gostar mais. Mas, existem algumas atividades que são mais indicadas nesta fase. Os esportes coletivos, como futebol, vôlei e basquete, são os melhores. Isto porque eles ajudam na produção do GH e de sua secreção total.

Além disso, os esportes coletivos ajudam a integrar os adolescentes. Nesta fase, eles sentem a necessidade de se conhecer mais e encontrar sua turma. É um período muito difícil, de mudanças que muitas vezes eles não compreendem, levando alguns até a depressão. Os esportes são conhecidos por liberar hormônios contra o stress e que dão uma sensação de felicidade. Por isso, são mais do que indicados.

Alguns adolescentes podem preferir fazer musculação, para ficar com o corpo cada vez mais forte. No entanto, esta atividade não é recomendada até pelo menos os 17 ou 18 anos. Antes disso o desenvolvimento corporal ainda não se completou e podem ocorrer atrofias e o impedimento do processo natural de crescimento.

Os exercícios aquáticos também são muito bons para a saúde, mas é importante que se ressalte que eles não favorecem a formação óssea. Eles têm baixo impacto muscular por causa da água. A adolescência ainda é um período de fixação do cálcio nos ossos. A natação e a hidroginástica não contribuem para o impacto muscular necessário. Portanto, se seu filho deseja nadar, negocie para que ele também pratique um outro esporte.

Muitos adolescentes sofrem com a obesidade. Isto é devido ao sedentarismo e a uma alimentação desregrada. Os dois problemas já se tornaram comuns a esta fase e até em crianças. Os exercícios físicos são recomendados para estes adolescentes como uma forma de perder peso e prevenir doenças comuns a adultos mais velhos.

São muitas as vantagens dos exercícios na fase da adolescência. Portanto, incentive seu filho, sobrinho ou vizinho nesta faixa etária a praticá-los. Quanto mais cedo eles começarem, menos tempo de sedentarismo e melhor o desenvolvimento corporal e emocional.

Por: Vanesca Soares

Os exercícios físicos e o controle da pressão

Redação Suadieta

Os benefícios da prática de exercícios físicos na nossa rotina de vida são inúmeros. Tanto físicos, quanto mentais. Para a saúde nem se fala! Um destes é o controle da pressão arterial.

A hipertensão é uma doença que ataca cada vez mais pessoas. Ela é resultado da força a mais que o coração necessita fazer para bombear o sangue, principalmente para os pequenos vasos sanguíneos. Com suas paredes contraídas, eles apresentam menor espaço para a circulação do sangue.

Os exercícios físicos são utilizados, neste caso, como uma forma de prevenir e tratar quadros leves de hipertensão. Quando alguém se exercita, a parede destes vasinhos aumenta para a passagem do sangue. Mas a atividade física serve para reduzir parcialmente a pressão. Ela não é responsável pela correção total do problema.

Os hipertensos podem praticar exercícios aeróbicos (caminhar, pedalar, correr) de 3 a 5 vezes por semana. É recomendada também uma prática de resistência, como a musculação. Mas é indicado também que o paciente procure seu cardiologista para uma revisão e acompanhamento dos exercícios. Ele também poderá indicar qual a melhor atividade para o seu caso.

Por: Vanesca Soares

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Maracujá Bloqueador de Gorduras

Maracujá, o bloqueador natural da gordura
A casca da fruta, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso. E não tem contra-indicação! Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 'No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade', explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue - quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal. Gordura na mira Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o boqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. 'Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso ( algumas eliminaram 8 quilos! )', comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas. De qualquer modo, observe como seu organismo responde ao produto. Menos toxinas .
Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo.
Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo - o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.

Modo de usar : consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa ( 10 gramas , 47 calorias) antes das três principais refeições. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: 'Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar'. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não ). Vai experimentar ? Conte para a gente o resultado! Faça em casa .
Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres.

Se preferir, pode preparar a farinha em casa. Use,de preferência, maracujá orgânico - sem agrotóxico.
Veja como fazer.* Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.
* Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco. * Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar. * Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha. * Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado. Nutrientes extras: A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais. * Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago. * Ferro: previne anemia e aumenta o pique. * Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes. * Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação. Fibra do Maracujá As atribulações diárias consomem todo nosso tempo, e muitas vezes acabamos descuidando da saúde. Resultado: estresse e estafa em alta e, também, nível elevado de colesterol! Não perca tempo, trate logo de se cuidar!Para diminuir a taxa de colesterol a solução é ter uma alimentação mais saudável e incluir, em sua dieta, um produto totalmente natural e sem contra-indicações, Fibra de Maracujá! A melhor alternativa para sua saúde! A Fibra de Maracujá foi desenvolvida a partir de uma pesquisa feita pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde então ficou provado seus efeitos benéficos na diminuição do nível de colesterol, no bom funcionamento do sistema gastro-intestinal, e até mesmo no tratamento da diabetes! Com a Fibra de Maracujá, você controla o triglicérides e, também, as taxas de glicose no sangue sem sofrimento! Já vem pronto para o consumo, então é só adicionar 1 ou 2 colheres de sopa, 3x ao dia, nas refeições ou nos sucos, chás e iogurtes. Você pode, inclusive, adicioná-la aos alimentos quentes sem alterar seu sabor e nem suas propriedades! Inclua a poderosa Fibra de Maracujá em todas as suas refeições, desde o café da manhã até o jantar, e aproveite para perder peso! Logo depois da sua ingestão, você sente uma agradável sensação de plenitude gástrica! Com esse incrível auxiliar alimentar, você emagrece com saúde e sem sacrifícios! Fibra de Maracujá é um produto 100% natural e saudável! Seu segredo está na fibra solúvel chamada pectina, substância encontrada na casca do maracujá, que ao ser ingerida pelo organismo forma um gel,dificultando a absorção de carboidratos, da glicose produzida no processo digestivo e, também, das gorduras. Fibra de maracujá não é medicamento , ou seja, qualquer pessoa pode consumir sem problemas! A Fibra de Maracujá é produzida sob rigoroso sistema de qualidade. Seus resultados são comprovados, A casca do maracujá (parte branca) em sua composição geral é rica em PECTINA, NIACINA (vitamina B3), FERRO, CÁLCIO, FÓSFORO. VITAMINA B3 (Niacina): Ajuda a transformar alimentos em energia,necessária para o crescimento e produção de hormônios, previne problemas gastro-intestinais. A. pelagra é uma doença ocasionada pela carência desta vitamina ou do aminoácido triptofano, visto que esta é um precursor de niacina. Este alimento alem de possuir uma quantidade reduzida de triptofano, apresenta sua fração de niacina combinada a um fato antinutricional, a niacina, que diminui a absorção desta vitamina. FERRO: É um componente necessário de hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio dos pulmões para os músculos de funcionamento. Se você é deficiente em ferro é provável que você se canse facilmente durante esforço. CÁLCIO : Essencial para as forças dos ossos e dos dentes. Encontrado no leite e seus derivado, vegetais como repolho, nabo e mostarda, tofu, e frutos do mar como sardinhas, mexilhões e ostras. A falta de cálcio pode causar cãibras musculares e, a longo prazo, osteoporose. FÓSFORO: Um componente de todas as células, incluindo DNA, RNA, E ATP.Encontrado em cereais integrais, gema de ovo, legumes e nozes. Essencial na regulação do pH acidez/alcalinidade).

Cereais nas Refeições


Cereais para perder a barriga


Quer reduzir a barriga? Inclua cereais nas suas refeições.

Além de reduzir a barriguinha, você ainda pode diminuir as chances de câncer e diabete, acabar com o colesterol, evitar inflamações nos vasos e acabar com a prisão de ventre. Uma ótima dieta com essas fibras inclui aveia, milho, trigo, arroz, centeio e cevada nas refeições. O que acontece é uma substância encontrada nos cereais, a adiponectina, age nas células gordas do abdômen, fazendo diminuir.

Experimente caprichar no café da manhã com cereais à base de milho e trigo, no almoço e no jantar prefira o arroz e a cevada, e para lanches o pão de centeio.

Saúde é Vital

Iogurte para secar gordura

Mais uma pesquisa que comprova o efeito seca-gordura do cálcio. É o iogurte integral, três porções já reduzem praticamente à metade da gordura corporal.
O que acontece é que o cálcio interfere nos adipócitos, as células de gordura, bloqueando as enzimas envolvidas na sua formação e ainda é capaz de estimular o corpo a usar a energia em forma de gordura, levando à perda de peso.
Mas é o leite e os derivados dele, tem o mesmo efeito? Você deve se perguntar. A resposta é sim, mas a pesquisa foi feita com iogurte! Que tem 400 ml de cálcio, 1/3 das necessidades diárias, e ainda fornece 10% de proteína, ótimo para os músculos. Experimente trocar o creme de leite (245 calorias), nas receitas, pelo iugurte desnatado (40 calorias).
Saúde é Vital

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Um minuto...

Um minuto serve para você sorrir:
sorrir para o outro, para você e para a vida.
Um minuto serve para você ver o caminho, olhar a flor,
sentir o cheiro da flor, sentir a grama molhada,
notar a transparência da água.
Basta um minuto
para você avaliar a imensidão do infinito,
mesmo sem poder entendê-lo.
Em um minuto apenas
você ouve o som dos pássaros que não voltam mais.
Um minuto serve para você ouvir o silêncio,
ou começar uma canção.
É num minuto que você dará o sim
que modificará toda a sua vida... E basta.
Basta um minuto para você apertar a mão de alguém
e conquistar um novo amigo.
Beijos no coração!

Eu queria.....

"Eu queria ter uma vida de verdade.
Mas sempre havia um obstáculo, antes de começar a viver,
um trabalho não terminado, uma conta a ser paga.
Depois, cheguei à conclusão de que os obstáculos eram a minha vida.
E isso tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade.
Assim, aproveite todos os momentos.
E aproveite-os mais se você tem alguém Especial para compartilhar;
O tempo não espera ninguém.
Pare de esperar que você termine a faculdade;
Que você se case; Que você se divorcie;
Que seus filhos cresçam;
Que você compre um carro ou uma casa nova;
de esperar o próximo verão, outono, inverno;
Que você se aposente;
Até que você morra;
E Decida que Não há Hora Melhor Para Ser Feliz do que Agora...
Lembre-se: Felicidade é uma Viagem, e não um Destino."
(Henfil)

Um dia repleto de felicidades!!
Um grande beijo

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Época certa para as compras


ÉPOCA CERTA PARA A COMPRAS
E investir nos produtos de época é mesmo a melhor maneira de economizar e aproveitar os vegetais, confira o que estará em alta nesta primavera para encher a sacola




Coquetel contra a hipertensão

Estima-se que 60% a 70% dos hipertensos precisam de mais de dois remédios para controlar a pressão. Saiba por que isso é necessário e o que muda com a chegada da polipílula - comprimido que vale por quatro

POR DANIELA TALAMONI
O drama começa quando aquela pressão arterial de 12 por 8, companheira fiel desde a sua adolescência, de repente, salta para 14 por 9 ou para índices ainda mais elevados. A situação piora porque você não consegue mudar seus hábitos e seguir regrinhas básicas, como diminuir o sal na comida, controlar o estresse, fazer exercícios e emagrecer, para tentar reduzir a fúria do fluxo do sangue contra as paredes das suas artérias. É nessa hora que os remédios entram em ação e se percebe que a guerra contra a hipertensão está só começando.

O arsenal de combate é forte, com drogas cada vez mais poderosas e menos agressivas. Mas a batalha diária para baixar a pressão e mantê-la sob controle é mais difícil do que as pessoas imaginam. Por não causar sintomas, o paciente não se convence facilmente de que precisa mesmo daquela medicação. Para piorar, estima-se que 60% a 70% dos hipertensos só consigam voltar aos 12 por 8 com a ajuda de dois ou mais remédios.

Sim, a regra na prescrição dos anti-hipertensivos mudou. Hoje, o médico sabe que são vários os mecanismos capazes de desencadear a doença. Segundo o nefrologista Décio Mion, chefe da Unidade de Hipertensão do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo (HC/USP), em 90% dos casos a doença está relacionada de uma só vez a herança genética, estresse, má alimentação (abuso de sal e álcool) e excesso de peso.

Por isso, ele alerta: é comum os médicos recorrerem a associações de drogas para atuar em várias frentes e a doses mais baixas para evitar os efeitos colaterais. Resultado: no Brasil, há 30 milhões de hipertensos, mas apenas sete milhões estão sendo devidamente tratados. Entre os que buscam ajuda, 50% abandonam o tratamento e dos que persistem, só metade mantém a medicação. Felizmente, os avanços nas fórmulas dos anti-hipertensivos e outras novidades a caminho prometem facilitar a vida dos hipertensos e mudar essas estatísticas

O nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni, do Hospital do Coração e do Instituto Dante Pazzanese, concorda: "o tratamento da hipertensão requer paciência e confiança mútuas - do médico e do paciente. A medicação é personalizada. Tudo depende do perfil do hipertenso e da reação do seu organismo às fórmulas. O profissional deve acompanhar o progresso do tratamento e mudar a estratégia até encontrar a receita ideal para cada um".


SILENCIOSA E FATAL
A pressão arterial é calculada pela força com que o coração empurra o sangue para as artérias e a resistência que o fluxo encontra para percorrêlas. No hipertenso, o sangue circula com dificuldade por causa da tensão das paredes dos vasos (como um esguicho prestes a vazar, porque alguém pisa nele, fechando a passagem da água). Sem tratamento, a artéria pode ficar frágil como o esguicho e se romper. Se isso acontece no cérebro, haverá um derrame; no coração, um infarto; e na principal artéria, a aorta, a morte é instantânea

ENTENDA OS NÚMEROS DA SUA PRESSÃO
Para saber por que 120mmHg por 80mmHg (ou 12 por 8) é uma pressão arterial considerada ótima pelos médicos, você precisa entender o que afinal esses números significam. Eles correspondem aos dois tipos de pressão arterial que a pulsação do coração gera: a sistólica (o valor mais alto) e a diastólica (o mais baixo). Toda vez que o coração contrai (movimento chamado de sístole), o sangue é empurrado com força para as artérias para atingir velocidade suficientes para percorrer o corpo e irrigar todos os tecidos e órgãos. Esse esforço empurra as paredes do vaso, exercendo uma pressão máxima (a sistólica). Logo em seguida, enquanto o coração relaxa (diástole) e se enche de sangue - vindo da circulação venosa - para a próxima batida, as artérias sofrem uma pressão mínima (a diastólica). Confira os índices aceitos, segundo a V Diretriz Brasileira de Hipertensão de 2006:
ÓTIMA
(12 por 8) Se a máxima (sistólica) for até 120mmHg Se a mínima (diastólica) for até 80mmHg
NORMAL
(até 12,9 por 8,4) Se a máxima (sistólica) for de 120 até 135mmHg Se a mínima (diastólica) for de 80 até 85mmHg
NORMAL ALTA (LIMÍTROFE)
(13,9 por 8,9) Se a máxima (sistólica) for de 136 até 139mmHg Se a mínima (diastólica) for de 86 até 89mmHg
HIPERTENSÃO acima de 14 por 9 Se a máxima (sistólica) for a partir de 140mmHg Se a mínima (diastólica) for a partir de 90mmHg

O chiclete leva 7 anos para ser digerido?

A maioria de nós já passou por isso: engolir o doce sem querer. Uma voz da infância volta a ecoar na mente: “Não engula o chiclete – ele vai ficar grudado no seu estômago por sete anos!”. Mas será verdade?Não se preocupe, é uma crença folclórica de origem desconhecida, porém famosa no mundo inteiro e não tem qualquer base. Se a lenda fosse verdadeira, então cada pessoa que engoliu um chiclete nos últimos sete anos teria vestígios de goma de mascar no trato digestivo. No entanto, colonoscopias e endoscopias com cápsulas não mostram qualquer evidência de chiclete.
Nada duraria tanto tempo assim, a não ser que fosse tão grande que não pudesse sair do estômago e ficasse preso nos intestinos. Parte dos ingredientes, como os adoçantes, é decomposta, mas a base da goma de mascar é, em grande parte, não digerível, a base do chiclete é definida como uma “substância mastigável não-nutritiva”, que pode ser composta por um número variável de elastômeros – materiais parecidos com borracha – naturais ou sintéticos, assim como amaciantes, resinas e conservantes e antioxidantes. Os elastômeros permitidos incluem chicle, uma goma natural originária de uma árvore, que era mascada por índios da América Central, e a menos tradicional borracha de butila, que também entra na fabricação de câmaras de ar de pneus.
Scientific American